Pular para o conteúdo

Mas …. sigamos firmes na fé

24 maio, 2020

Nesse tempo de peste disseminada no planeta, relatos de pânico, medo, tristezas e tragédias nos assaltam diariamente.

Faz muita falta os registros históricos, mas pelo que já tenho conhecimento, desde 1830, minha família tem enfrentado grandes tribulações. As histórias vão se perdendo, mas com os fragmentos coletados, e já registrados, daria uma minissérie para horário nobre. Para não repetir algumas das histórias relatadas, faço um resumo relâmpago, com ângulos diferentes e temperos adicionais.

Os Gama foram fruto de conversão do pastor e médico Robert Kaley, segundo alguns relatos a primeira família convertida na Ilha da Madeira. Perseguidos ferozmente por se converterem à fé reformada, fugiram para Antilhas, e depois EUA.

Na América, deixaram seus filhos e atenderam um chamado do Rev. Kalley, que já estava no Brasil.

Na América meu tataravô participou da Guerra da Secessão, horrorizado com doenças e mortes, veio se juntar aos pais no Brasil.

No Brasil são perseguidos por serem evangélicos, mas…. seguiram firmes na fé.

Passaram por tempos de profundas mudanças sociais e políticas. Mais alguns anos e enfrentaram a febre amarela no fim do sec XIX, que assolou o Brasil, mas … seguiram firmes na fé.

Com piscar das décadas veio a primeira grande guerra, os impactos não foram severos para nosso país, mas logo em seguida fomos atingidos pela gripe espanhola de 1918 a 1920. Mas… seguiram firmes na fé.

Minha avó enfrentou grandes tribulações quando ficou órfã na infância, mas … nossa bisavó seguiu firme na fé.

Novos problemas sociais e políticos abalaram as famílias nas décadas seguintes, na minha não foi diferente, e na sequência tivemos, novamente, tempos difíceis de carestia, causado pela segunda grande guerra, mas … seguiram firmes na fé.

Minha avó se afastou da fé por um tempo, mas minha bisavó nunca desistiu de orar por ela, e … seguia firme na fé.

Depois de vários anos, vó Elaine fez as pazes com Deus. Desde as mais antigas memórias que tenho, lembro dela dizer que orava por todos os netos.

A família foi crescendo, multiplicaram-se os problemas, tristezas e saudades, mas … as bençãos sempre superaram em quantidade e qualidade as aflições. Não porque merecemos essas bençãos, mas porque nosso Deus é fiel. Confesso que alguns de nós, e me incluo nesses, as vezes se esquecem disso. Felizmente esses momentos passam logo.

Próximos capítulos estão sendo escritos. Sigamos firmes na fé.

 

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados;”

2Coríntios 4:8

4 Comentários leave one →
  1. Cassia permalink
    27 julho, 2020 1:14 pm

    Posso compartilhar no facebook no grupo https://www.facebook.com/groups/Kalley/ ?

  2. Cassia Silva de Lima permalink
    27 julho, 2020 2:01 pm

    Eu poderia compartilhar o texto no grupo do facebook da Associação Robert Kalley?

  3. Cassia Carla Silva de Lima permalink
    27 julho, 2020 6:03 pm

    Muito obrigada.

Deixe um comentário